Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia internacional de conscientização sobre a esclerose sistêmica

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE SISTÊMICA

Neste dia 29 de junho, ocorrerá o 3º. Dia Internacional de Conscientização sobre a Esclerose Sistêmica.   Em 2009, a FESCA (Federação Européia de Associações de Esclerose Sistêmica) deu início a esta conscientização da comunidade sobre a importância de se lutar pela melhoria da qualidade de vida do paciente esclerodérmico.  A Scleroderma Foundation (nos Estados Unidos) e outras associações de pacientes esclerodérmicos ao redor do mundo, incluindo a ABRAPES, também participam desta iniciativa.
Mas ainda precisamos progredir muito no estudo e no tratamento da esclerose sistêmica.  Mas alguns passos importantes foram dados.  A comunidade científica médica internacional criou no ano passado o 1º. Congresso Mundial de Esclerose Sistêmica, que ocorreu em Florença, na Itália, com a participação de 1400 médicos, um número significativo de pessoas interessadas para uma doença considerada “órfã”.  Para o ano que vem, o 2º. Congresso Mundial, a se realizar entre 03 e 05 de fevereiro, em Madrid, na Espanha, promete-se manter o interesse da comunidade científica.  E a participação dos pacientes de diversas partes do mundo, num pequeno congresso dentro do congresso, intensificará a cooperação entre pacientes e médicos.
No ano passado, a Sociedade Brasileira de Reumatologia resolveu criar sua Comissão de Esclerose Sistêmica, que eu tenho a honra de presidir.  Caberá aos diferentes integrantes desta Comissão, representativos da Reumatologia brasileira, redigir as primeiras Diretrizes para o Tratamento da Esclerose Sistêmica no Brasil, norteando e padronizando o tratamento das diferentes manifestações da doença em nosso país.  Estas Diretrizes deverão estar concluídas no próximo semestre, e deverão ser publicadas até o próximo ano.
Com estas iniciativas, mais um crescente conhecimento de médicos reumatologistas e pacientes sobre a evolução da doença e as melhores maneiras de se trata-la, acredito que vamos conseguir enfrentar a esclerose sistêmica com cada vez mais disposição, com a solidariedade da sociedade para uma sensível melhoria da qualidade de vida de todos os pacientes.
Um grande abraço a todos.

Dr. Percival D. Sampaio-Barros
Presidente do Conselho Médico da ABRAPES.
Assistente-Doutor da Disciplina de Reumatologia da Universidade de São
Paulo (USP)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Informativo

2º Informativo Extraordinário à Câmara de Saúde Suplementar - CAMSS - Brasília, 20 de junho de 2011




ANS publica norma sobre garantia e tempos

máximos de atendimento



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta segunda-feira, 20/6/2011, a Resolução Normativa nº 259 que garante ao beneficiário de plano de saúde o atendimento, com previsão de prazos máximos, aos serviços e procedimentos por ele contratados. Em noventa dias após a publicação da norma, quando esta entrará em vigor, as operadoras deverão garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços e procedimentos definidos no plano, no município onde os demandar ou nas localidades vizinhas, desde que estes sejam integrantes da área geográfica de abrangência e de atuação do plano.



O principal objetivo da norma é garantir que o beneficiário tenha acesso a tudo o que contratou e também estimular as operadoras de planos de saúde a promover o credenciamento de prestadores de serviços nos municípios que fazem parte de sua área de cobertura, ou seja, a norma visa que a operadora ofereça pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada. Além disso, o normativo pretende oferecer maior equilíbrio na relação de consumo estabelecida no ato da compra do plano de saúde.



Nos casos de ausência de rede assistencial a operadora deverá garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do beneficiário até um prestador credenciado, assim como seu retorno à localidade de origem. Nestes casos, os custos correrão por conta da operadora.

Em municípios onde não existam prestadores para serem credenciados, a operadora poderá oferecer rede assistencial nos municípios vizinhos.



Casos de urgência e emergência têm um tratamento diferenciado e a operadora deverá oferecer o atendimento invariavelmente no município onde foi demandado ou se responsabilizar pelo transporte do beneficiário até o seu credenciado.



A garantia de transporte estende-se ao acompanhante nos casos de beneficiários menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos, pessoas portadoras de deficiência e pessoas com necessidades especiais, mediante declaração médica. Estende-se também aos casos em que seja obrigatória a cobertura de despesas do acompanhante, conforme disposto no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.



Caso a operadora não ofereça as alternativas para o atendimento deverá reembolsar os custos assumidos pelo beneficiário em até 30 (trinta) dias. Nos casos de planos de saúde que não possuam alternativas de reembolso com valores definidos contratualmente, o reembolso de despesas deverá ser integral.

Além do atendimento aos serviços contratados, as operadoras deverão garantir que estes aconteçam nos tempos máximos previstos a partir da demanda do beneficiário, que são os seguintes:









Os procedimentos de alta complexidade são aqueles definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, disponível no endereço eletrônico da Agência (www.ans.gov.br).



A elaboração da norma contou com a participação de toda a sociedade na consulta pública 37, realizada em 03/02/2011 a 04/03/2011 com mais de três mil contribuições.



Com esta publicação a ANS cumpre mais uma das metas da Agenda Regulatória no eixo de Garantia de Acesso e Garantia Assistencial.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Palestra Artrite Reumatóide

AACD busca portadores de lúpus para pesquisa com um remédio novo

AACD busca portadores de lúpus para pesquisa com um remédio novo




O estudo avaliará a eficácia de um medicamento imunobiológico de aplicação subcutânea. Será feito ao mesmo tempo nos Estados Unidos e no Brasil, com o objetivo de conseguir a aprovação dos organismos oficiais para uso clínico. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos que se tratam de lúpus eritematoso sistêmico com os remédios tradicionais e não venham tendo bons resultados.

por Morton A. Scheinberbg*



A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo, seleciona portadores de lúpus eritematoso sistêmico para participar de uma pesquisa sobre a eficácia de novo tipo de medicamento imunobiológico, o subcutâneo, ou seja, que é aplicado sob a pele. Medicamentos imunobiológicos de aplicação endovenosa, é preciso destacar, já tinham sido aprovados nos Estados Unidos e no Brasil e vinham sendo usados no tratamento da doença, fazia alguns anos, com bons resultados. Agora se criou uma variedade de aplicação subcutânea. A vantagem dos medicamentos imunobiológicos sobre os usados tradicionalmente no tratamento do lúpus - anti-inflamatórios, antimaláricos, derivados de cortisona e imunossupressores - é que interferem só na produção de anticorpos pelo organismo, o que é chamado terapia-alvo, e provocam menos efeitos colaterais.



As pesquisas sobre a eficácia do novo remédio durarão 12 meses. Objetivam conseguir sua aprovação pelos organismos oficiais de saúde para uso clínico. Estão sendo feitas nos Estados Unidos e no Brasil. Aqui, são coordenadas e desenvolvidas pelo Hospital Roberto de Abreu Sodré, da AACD, em conjunto com os serviços de Reumatologia do Hospital dos Servidores e do Heliópolis, na capital paulista; da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro; do Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica, e do Hospital das Clínicas, de Porto Alegre (RS); do Hospital Geral de Goiânia (GO); do Hospital Universitário de Juiz de Fora (MG); da Santa Casa de Salvador (BA); da Pontifícia Universidade Católica e da Clínica Médica Bonfiglioli, de Campinas (SP).



Podem participar do estudo pessoas de todo o País maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se tratam de lúpus eritematoso sistêmico da forma tradicional e não conseguem bons resultados. Terão de comparecer uma vez por mês ao local para o qual se inscreverem para passar por avaliação e tomar o remédio. Por isso, o ideal é que se inscrevam na instituição da cidade onde moram ou na da cidade mais próxima. Interessados podem obter informações e se inscrever pelo e-mail vbrasileiro@aacd.org.br ou pelos telefones (011) 5576-0922 e 5576-0788.



O lúpus, vale relembrar, é uma doença autoimune, ou seja, em que o organismo produz substâncias que atacam tecidos e órgãos dele mesmo. Há dois tipos: o eritematoso, que ataca só a pele, e o sistêmico, que ataca órgãos importantes como articulações, rins, coração, sistema nervoso central e células do sangue. Pode manifestar-se em crianças e adultos jovens. É mais comum na mulher. Manifesta-se em 0,1% a 0,3% da população. Calcula-se que haja 10 milhões de portadores no planeta, dos quais 500000 a 600000 no Brasil.



Os sintomas da doença são: lesões de pele; dores articulares e inflamação sobretudo dos punhos e das articulações das mãos; mal-estar; e queda de cabelo.



O ideal é procurar um bom clínico geral ou um reumatologista à primeira indicação e se tratar. Com isso, o portador pode evitar tanto problemas graves, como a falência dos rins, quanto a morte por insuficiência cardíaca devido à inflamação do pericárdio, membrana que envolve externamente o coração.

* Morton A. Scheinberg, pesquisador de doenças autoimunes na capital paulista, é PhD em Medicina pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, professor livre-docente de Imunologia na Universidade de São Paulo, diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Roberto de Abreu Sodré, da AACD, e médico clínico e reumatologista do Hospital Israelita Albert Einstein. E-mail: morton@osite.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Palestra UBS Vila Tibério

Nossa presidente Ana Lucia Marçal


Essa paciente ganhou uma manicure

Dorotéa presidente da associação AMOVITA

Como tem acontecido desde fevereiro de 2011 O GRUPAR RP a convite da associação AMOVITA tem comparecido todas as segundas segundas feiras de cada mês na UBS da Vila Tibério, levando informação e esclarecimento sobre os vários tipos de doenças reumáticas existentes.  Hoje a nossa presidente Ana Lucia Marçal falou aos pacientes sobre os primeiros sinais e sintomas de vários tipos de doenças reumáticas além de distribuir gratuitamente vasto material informativo e convida-los a conhecer o GRUPAR RP em sua nova sede.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entrevista

Cliquem no link abaixo para ler a entrevista da presidente do GRUPAR RP Ana Lucia Marçal  no reumatoguia e saiba um pouco mais sobre o nosso trabalho.

http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?id=555&cat=104&menu=26104

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mitos e verdades

Doenças reumáticas e a mulher - Mitos e Verdades

Por Daya Lima - Equipe Reumatoguia
Portadoras de doenças reumáticas não podem fazer exercícios físicos.Mito – Os exercícios podem e devem ser feitos, entretanto, é necessário realizar acompanhamento médico e de fisioterapia que indicarão exercícios específicos para cada doença, por exemplo, artrite reumatóide, fibromialgia, etc, os exercícios feitos corretamente auxiliam no tratamento de doenças reumáticas.

Mulheres, pacientes reumáticas, não podem engravidar.Mito – As mulheres podem gestar, sim, mas, precisam de um acompanhamento especial, já que se trata de uma gravidez de alto risco. Acompanhamento multidisciplinar com reumatologista, ginecologista e nutricionista é fundamental.

Mulheres com AR (Artrite Reumatóide) não devem usar salto alto.Verdade – o salto mais indicado é o Anabela, que sustenta o tornozelo e traz conforto e segurança para quem está usando.

Quem tem doença reumática não pode fazer sexo.Mito – o sexo auxilia no relaxamento dos músculos e faz bem para o sistema imunológico, para a circulação sanguinea, para o sono, para o bem-estar e para o humor. Portanto, pratique.

Mulher sente mais dor do que o homem.Verdade – Homens e mulheres sentem dor, no entanto, as mulheres apresentam limiar de dor baixo e menor tolerância, o homem, por outro lado tem limiar mais alto, provavelmente, porque faz maior esforço para tolerar a dor, o que talvez possa estar relacionado a costumes e idiossincrasia de poder e não demonstração de fraqueza.

Mais mulheres do que homens têm doenças reumáticas.Verdade – Em algumas doenças, a incidência é maior nas mulheres do que nos homens, como o caso da AR, da fibromialgia e da esclerodermia, por exemplo.
Portadoras de doenças reumáticas perdem a feminilidade.
Mito – Apesar de existir algumas limitações no corpo, as doenças não tiram o sex appeal (sensualidade) da mulher.  Roupas e acessórios certos, aliados a uma boa cuidada na aparência, deixam qualquer mulher linda.

Só mulher tem osteoporose.
Mito – Tanto homens, quanto mulheres podem ter osteoporose que ocorre devido a fatores como diminuição da atividade física, diminuição da ingestão e absorção do cálcio, idade, hormônios sexuais, utilização de medicamentos como corticóides e diuréticos entre outros fatores.

Nas mulheres, as doenças reumáticas só afetam os ossos.Mito - Além de afetarem o aparelho locomotor (constituído por articulações, ossos, músculos e tendões), podem comprometer outros órgãos, como o coração, os rins, os olhos ou mesmo a pele.


Fonte: Reumatoguia

sábado, 4 de junho de 2011

Artrose

Confira aqui quais são os principais sintomas da artrose. Cuide-se, não deixe a moléstia atrapalhar sua vida. O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir os efeitos incapacitantes da doença.


1) Dor
Você sente dor ou pontadas nas articulações? Às vezes as dores da artrose vêm e vão. Dores constantes ou durante o sono podem significar a manifestação da doença.

2) Rigidez
Levantar de manhã é a parte mais difícil do seu dia? Suas articulações ficam rígidas por um curto período até que você consiga colocá-las em movimento? Fique atento, esse é um dos sintomas mais típicos da artrose! Ela também pode causar rigidez na hora de se sentar.

3) Fraqueza muscular
Músculos ao redor da articulação ficam mais fracos, principalmente no caso da artrose de joelho.

4) Inchaço
A artrose pode provocar inchaço nas articulações, o que as torna sensíveis e doloridas.

5) Rachaduras e estalos
Sente suas articulações como se estivesse mastigando alguma coisa e rangendo?  Este rangido também pode ocorrer em uma articulação normal, a diferença é que, neste caso, não dói. Se o estalo dói, seu organismo já está lhe mandando um sinal!

6) Redução da amplitude de movimento e perda da capacidade de utilização das juntas
Quando não se sente mais capaz de dobrar, flexionar ou estender as articulações, são sinais de piora da artrose, por tanto está mais do que na hora de procurar um reumatologista!

7) Deformação nas articulações
Este já é um sinal de que a artrose está numa fase avançada.
 
Fonte: Reumatoguia

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Palestra sobre artrite reumatóide

 O Renomado reumatologista de Ribeirão Preto Mestre e Doutor Flávio Calil Petean ministrará  palestra gratuita sobre Artrite reumatóide no circulo operário da Vila Tibério.
A palestra será aberta a toda a população.
Dia 14 de junho de 2011 as 19:30hs
Na rua: DR. Loyola, 533 - Vila Tibério- Ribeirão Preto - SP
Maiores informações pelos telefones:
 3941 5110 ou 9117 3049

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores