Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fibromialgia


Fibromialgia, silenciosa atinge 4 milhões de pessoas no Brasil.

A síndrome atinge, principalmente, mulheres entre 35 e 60 anos de idade. E interfere diretamente na rotina e na qualidade de vida dos pacientes.
Dores no corpo todo, fadiga, depressão, irritabilidade, sensação de formigamento nos braços e pernas e um sono que não relaxa. Se você sente isso, é sinal de que deve procurar um médico. Os sintomas podem ser de uma doença pouco conhecida no Brasil, mas de vasto alcance: a fibromialgia. Ela atinge 4 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados do site www.fibromialgia.com.br.
A síndrome atinge, principalmente, mulheres entre 35 e 60 anos de idade. E interfere diretamente na rotina e na qualidade de vida dos pacientes. Dentre os sintomas diagnosticados, aproximadamente 90% apresentam quadro de fadiga; cefaleia representa entre 44% e 56% e distúrbios do sono manifestam-se entre 56% a 86% dos casos. Os dados são resultado de pesquisa da mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina, Evelin Goldenberg.
De acordo com o médico amazonense especialista em Medicina Ambiental, Gilberto de Paula, “o mais grave dessa doença é que ela é pouco conhecida. Normalmente, as pessoas se consultam com vários médicos, fazem diversos exames, que não esclarecem as suas queixas. Também tomam inúmeros remédios e por fim acabam desacreditadas pela família porque, mesmo com toda essa busca pela melhora, as dores não diminuem e a fadiga aumenta”.
A doença não tem cura, mas alguns tratamentos trazem melhoras substanciais e recuperação da qualidade de vida do paciente. O primeiro passo, no entanto, é diagnosticar a síndrome. Exames como o de termografia podem detectar pontos de calor e, logo, dor. Uma análise clínica completa o diagnóstico. Depois vem a decisão de que tratamento utilizar, de acordo com a intensidade da doença.

Tratamento

A grande novidade nesse campo vem do Canadá e já existe em Manaus com exclusividade. Trata-se da Sauna Infrared, uma espécie de cápsula de madeira, que funciona como uma sauna seca, mas com raios infra-vermelhos. O calor intenso, seguido de drenagem linfática, alivia as dores e melhora a qualidade de vida do paciente.
Esse tratamento precisa de, no mínimo, dez sessões da Sauna Infrared. “Este é um dos tratamentos mais modernos e que não exige ingestão de medicamentos ou técnicas invasivas”, explica De Paula.
Outra alternativa é com medicamentos, aplicações de vitaminas e outras medicações ortomoleculares. Além de tratamentos a alergias específicas, por meio da mudança de hábitos do paciente. Tudo porque as dores sentidas pelo paciente com fibromialgia não têm uma origem única e um ponto específico. Ela se espalha pelo corpo inteiro, debilitando-o.

Diagnóstico e alívio quase imediato

A dentista Jéssica Mayumi Miki Rebelatto, 24 anos, sofria há anos com dores nas costas e na cabeça. Percorreu médicos, a maioria ortopedistas, que diagnosticavam hérnia de disco e recomendavam medicamentos. Mas as melhoras não vinham. “Eu só ficava melhor quando estava medicada. Passava o efeito da medicação e as dores voltavam”, recorda.
Depois disso, ela decidiu buscar ajuda com o especialista Gilberto de Paula. Iniciou-se, então, uma bateria de exames, mas o que detectou a fibromialgia foi o exame de termografia. A doença foi diagnosticada e a origem encontrada: tratava-se de uma possível alergia alimentar. Iniciaram então os testes de retirada de alguns alimentos da dieta de Jéssica, entre eles o feijão e o arroz.
Para surpresa dela, já nos primeiros dias, as dores aliviaram e ela conseguiu dormir tranquila e sem precisar de medicamentos. “Hoje eu sou outra pessoa, me sinto bem e sem dores”, contou ela, que compartilhou a história no Youtube para que outras pessoas encontrem mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores